Na manhã desta sexta-feira, morreu o empresário Ives Brenner Roth em Porto Alegre. São-pedrense, ao lado do pai, Roth começou a trabalhar na distribuição da cerveja Brahma Continental, e chegou a ter a maior representação do produto no Estado. Além da trajetória profissional, Ives Roth teve intensa participação social em Santa Maria. Por 12 anos, ocupou o cargo de presidente do Corintians Atlético Clube e pertenceu às diretorias do Riograndense Futebol Clube e Caixeiral. Foi ainda presidente do Clube dos Diretores Lojistas (CDL), diretor do Conselho de Comércio e participantes das atividades da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism).
Falecimentos Santa Maria e Região
Em entrevista ao Diário, em 2018, destacou a relação com Santa Maria. Segundo ele, na cidade ele viveu o trabalho e amizades.
- Amizade! Aqui fiz amigos, edifiquei meus objetivos, construí minha história. Além disso, minha relação com a cidade resume-se em outra palavra: trabalho. O trabalho, antes da riqueza ou do poder, é o maior orgulho que um comerciante pode trazer consigo - comentou.
Em 2000, Roth encerrou as atividades da empresa para, segundo ele, aproveitar a vida no campo e reunir mais a família. Na mesma entrevista, ele afirmou estar "certo de que fez o que mais gostava: trabalhar e consolidar a família que tem".
Pai de Paulo Roberto, Berenice, Cláudio, Carlos Alberto e Liane, Roth teve nove netos e dois bisnetos. Ao lado de Marina Roth, viveu mais de 60 anos de matrimônio. Roth é velado no Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, onde também será cremado na manhã desta sexta-feira.